quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conselho de um advogado que teve a sua carteira roubada.


Esse texto não é mais uma daquelas piadas de advogados, é um texto de utilidade pública, que ensina, passo a passo, como se prevenir de futuros problemas, depois que seus documentos são roubados ou clonados, fazendo anotações, diferentes das solicitadas nos talões de cheque e cartões de crédito. 
O texto também informa como agir se esses documentos, que são ordens de pagamento à vista ou a prazo, forem roubados.
Um advogado fez circular a seguinte informação para os empregados de seu escritório: 

1.
 Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva 'SOLICITAR RG'.
2. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa.
- Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial.
- Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho.

- Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.
3. Tire Xérox do conteúdo de sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc.
- Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar.
- Mantenha a fotocópia em um lugar seguro.
- Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro.
Sabe-se de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados.
Infelizmente, eu, um advogado, tenho conhecimento de primeira mão porque minha carteira foi roubada no último mês.
Dentro de uma semana, os ladrões compraram um caro pacote de telefone celular, contrataram um cartão de crédito VISA, tiveram uma linha de crédito aprovada para comprar um computador, dirigiram com minha carteira.... 

E MAIS.....


4.
 Nós fomos informados que nós deveríamos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente.
- Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. 
- Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade.
5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).
Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:

6.
 Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030) e SERASA (11-33737272) e outros órgãos de crédito (se houver), para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.

Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome.
O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.
Até que eu fosse aconselhado a fazer isto (quase duas semanas depois do roubo), todo o dano já havia sido feito.
Há registros de todos os cheques usados para compras pelos ladrões, nenhum dos quais - eu soube - depois que eu coloquei o alerta.
Desde então, nenhum dano adicional foi feito, e os ladrões jogaram fora minha carteira.
Este fim de semana alguém a devolveu para mim.
Esta ação parece tê-los feito desistir.
Texto enviado por e-mail por Sanda Sabóia Herrman da Costa. Obrigada pela partilha.
Envie o também o texto que você quer ler por aqui ou compartilhar, através de e-mail ou pelo twitter  . 

10 comentários:

Luís Eduardo Pirollo disse...

Olá minha querida amiga Gy!!!
Pois é minha amiga, hoje a prudência passa a fazer parte constante de nossas vidas, são tantos os casos noticiados que chega a impressionar.
Parabéns pela excelente postagem fica registrado o alerta a todos.
Tenha um excelente fim de semana!!!
Grande abraço e muita paz!!!

Gy Camargo disse...

Oi querido amigo Du!
Postei porque recebi de uma amiga bancária, que enfrentou o mesmo problema e meu namorado, no ano passado também.
Adotamos o procedimento de fazer o B.O. , notificar o banco, pedir o estorno, já que até IPVA s (três) haviam sido pagos com o cartão clonado.
Entretanto, não sabíamos das medidas preventivas que postei, através da generosidade de um colega anônimo.
Grande abraço, tenha um ótimo final de semana com muita paz.

Anônimo disse...

Muito boa a dica!!

Anônimo disse...

NGN vai fazer n essas merdas, por mais correto q seja....

Gy Camargo disse...

Anônimo:
Podem até não fazer, mas não vão ficar perdendo tempo tentando estragar o trabalho alheio,né?
Obrigada pela participação.
Sua presença enche de humor esse espaço!

Gy Camargo disse...

Anônimo 1

Obrigada! Volte sempre.
Um final de semana de muita paz para você.

Melissa disse...

Maravilha! Ja sabia da maioria das dicas, só não conhecia essa de avisar o SPC e SERASA.

Vou passar essas dicas pra frente.

Obrigado e otimo fim de semana pra ti!

Assi Sales disse...

Assim como o Uêba, o Dihitt e o 'Ver!', a parceria com o Blogueiros do Brasil requer a colocação de um banner ou widget deste em seu blog.

Gy Camargo disse...

Assis.
Tentei achar o banner na página e me afiliar e não consegui.
Obrigada, entrarei em contato com você através do twitter.
Tenha uma ótima terça-feira.

Unknown disse...

Obrigada pelas dicas, nunca havia pensado em tirar cópias do que levo em carteira, algo tão óbvio...

http://nutrikatia.blogspot.com