quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A história e o legado de Steve Jobs.


Steve Paul Jobs é o nome completo de Steve Jobs, que nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, em Los Altos, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Ele foi adotado por um eletricista californiano, chamado Paul Jobs e por sua esposa Clara.

Com apenas dezessete anos, entrou na universidade Reed College, em Portland, no estado do Oregon e, seis meses depois, abandonou a universidade porque não podia pagar os seus estudos.

Quando completou vinte anos, fundou, com seu amigo Steve Wozniak, a empresa Apple, na garagem da casa dos seus pais.

Essa empresa, após dez anos, se tornou uma empresa com dez mil colaboradores.

Após alguns desentendimentos, Steve Jobs foi despedido da Apple, aos 30 anos e, logo após, fundou duas empresas: a NeXT e a Pixar.

Na mesma época, Jobs criou o computador Mac.

Em 1991, Jobs se casou com Laurene Powell, que havia conhecido na Standford University e formam uma família.

Steve Jobs, pouco tempo depois, veio a descobrir que estava câncer de pâncreas e se tratou em clínica californiana.

Steve Jobs criou ocomputador Lisa (em homenagem à sua filha), a partir dos conceitos básicos de software.

Lisa foi o primeiro produto, de uma família de produtos, que consagrou a empresa Apple no mercado de computadores pessoais, depois foi criado o Apple Macintosh e seu sistema operacional, o primeiro
 realmente fácil de ser utilizado por qualquer usuário.

Jobs criou, em 1989, a NeXT Corp. e comprou a Pixar Animation Studios, uma ramificação da Lucas Film, do cineasta Geroge Lucas, em 1986.

Com Steve Jobs dirigindo a Pixar (em parceria com os Estúdios Disney) foram produzidos diversos filmes como “Toy Story”, “Vida de Inseto”, “Procurando Nemo” e “Monstros S.A.” e alguns deles foram premiados com o Oscar.

Depois disso, Jobs inovou o mercado com o iMac, um computador com uma estética moderna, sem leitora de disquetes (só leitora de CDs) e com o conceito e objetivo principal de trabalhar com a internet.

Outra grande inovação foi o iPod, um pequeno aparelho reprodutor de músicas em formato MP3, capaz de armazenar, em uma de suas versões, mais de 15.000 músicas.

Em janeiro de 2007, Jobs apresentou (na Mac World Expo) um novo dispositivo combinando as funções de um iPod vídeo, com um telefone celular e um navegador portátil para a web, o nome deste aparelho é iPhone.

Este aparelho possui uma tela panorâmica sensível ao toque, um disco rígido de quatro ou oito GB, câmera de dois megapixels, Bluetooth, WiFi, EDGE, uma série de sensores como, por exemplo, um capaz de desligar a luz (para economizar bateria) da tela toda vez que o aparelho é aproximado do rosto.

Steve Jobs faleceu no dia 05/10/2011, vítima de um câncer, deixando como legado a sua genialidade, sem a qual o mundo contemporâneo seria diferente, a conectividade aliada ao bom gosto, no design dos aparelhos que inventou, e um mundo que não mais coexiste sem a informática e a troca de informações através da internet.

Por Gy Camargo.



Um comentário:

Cia. De Teatro Atemporal disse...

Oi, Gy!

Estamos passando por aqui para ratificar um agradecimento que fazemos varias vezes:

Obrigado a DEUS por ter você presente na vida de nossa companhia de teatro;

As palavras são as mesmas de sempre, mas o sentimento e a sinceridade estão sempre se renovando por ter o seu carinho e admiração por nossos trabalhos!

Desejamos que você, sua família e seus amigos tenham

UM FELIZ NATAL E UM FELIZ ANO NOVO!

E que DEUS possa ainda mais nos honrar com as belezas de seus trabalhos para sempre!

Clemente.

Cia. De Teatro Atemporal.