quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aprenda a sair das dívidas e controlar seus gastos


                                                         Não dá em árvore, tem que saber administrar.

1. Nunca acredite em anúncios que prometem tirar seu nome do SPC ou SERASA miraculosamente e de forma rápida e fácil, e o pior, sem que você pague o que deve. Isso não existe, é exploração do seu desespero e inocência, ou desconhecimento legal. Procure indicações, veja quem já utilizou esses serviços e se o resultado foi satisfatório.
2. Nunca faça dívidas em seu nome para outras pessoas não pagarem! Nunca se esqueça: a dívida será cobrada de você e você dificilmente reaverá o dinheiro a menos que gaste mais, buscando os meios legais.
Lamento informar, mas devemos esquecer o sentimentalismo.
3. Se você está endividado ( afinal, não é nenhum Tiger Woods), procure mater a calma e paciência, pois você se endividou ao longo de meses e não sairá dessa do dia para a noite. Com calma, paciência e organização, em alguns meses você vai conseguir limpar seu nome.
4. Não se intimide com as ameaças dos seus credores! Lembre-se, fazer o credor passar vergonha é crime! Sendo assim, se começarem a ligar para o seu trabalho, para os seus vizinhos, mandarem cartas ameaçadoras ou mandarem cobradores na sua casa, entre com uma ação de indenização.
5. Não tenha vergonha de procurar ajuda: associações de defesa do consumidor, Procon, Decon, ou um advogado. E nunca assuma outro compromisso antes de consultá-los.
6. Você ganha pouco ou gasta muito? Não gaste mais do que você ganha e faça um regime cortando todos os supérfluos (lembrando que supérfluo pode ser aquele tênis, aquela roupa que ficará no armário, aquele brinquedinho fofo que ficará decorando a sua mesa ou estante) e não sua comida, seu tratamento de saúde ou de quem convive com você e necessita de bem-estar para se recuperar (poderá sair mais caro). Faça uma lista de todos os seus gastos mensais e veja o que realmente pode ser cortado ou diminuído. O dinheiro que você economizar coloque na poupança, pois será útil na hora de um acordo com seus credores, com um belo desconto para pagamento à vista.
7. Acredite:estar no SPC ou SERASA pode ser bom. Você vai parar de gastar porque não terá crédito no mercado (Clique aqui e leia a fábula da vaquinha e do precipício.). Então aproveite para fazer uma poupança e saldar todas as dívidas, uma a uma e com belo desconto. Note-se que eu disse saldar...
8. Aguarde os finais de ano para saldar sua dívidas, são as épocas que os credores fazem as maiores promoções, com descontos que chegam a 90% do valor da dívida. Use a poupança que sobrou de seu regime orçamentário.
9. Nunca venda seus bens para pagar dívidas, você demorou muito  tempo para conquistá-los e não deve perdê-los assim.
10. Viva dentro da sua realidade. Não tente fazer acordo com todos os credores de uma vez. Em caso de emergência, como doença, morte e sinistros, avise seu credor do ocorrido, e certifique-se que a mensagem foi recebida.
11. Somente aceite negociar a dívida se for vantajoso para você e a parcela couber com folga no seu orçamento familiar.
12 Troque uma dívida mais cara por uma mais barata. Em alguns casos, usar um CDC no banco, por exemplo, com juros de 4% ao mês para cobrir o cartão de credito, que tem juros médios de 14% ao mês é uma boa.
13. Cuidado com golpes por e-mail, SPC e SERASA não enviam avisos de pendências por e-mail. Procure o atendimento das duas empresas em sua cidade ou local mais próximo.
14. Nunca acredite em quem diz que vai resolver seus problemas em pouco tempo e com custo baixo. Menor tempo e custo, maior a facilidade de enganação.
15. Não acredite nas promessas de dinheiro fácil. Se dinheiro fosse fácil não haveriam milhões de endividados, portanto, não saia por aí pegando empréstimos de agenciadores e financeiras que gritam pelas ruas: "Dinheiro fácil, sem consulta no SPC ou SERASA" porque você estará se enrolando ainda mais em dívidas.

Fonte de inspiração: AIPOMESP em revista. Somados à minha experiência em relações de consumo.
Qualquer dúvida, deixe um comentário, se eu souber responder o farei, se não pesquisarei, se não souber mesmo assim, devida a complexidade indico outras fontes.

E lembre-se: devedor estressado nada resolve, e ainda com a capacidade de raciocínio diminuída pode piorar a situação.



2 comentários:

Vc curte rock? disse...

Não acreditar em promessa de dinheiro fácil é com certeza mais do que uma simples dica, é um bom conselho.

Principalmente na internet, onde as facilidades brotam do nada.
Gostei do seu texto. Parabéns!

Gy Camargo disse...

Bem-vindo!
Se tem gente que ainda cai no "conto do bilhete premiado", imagine nas promessas de dinheiro fácil na internet, que ainda é um "mito" e mal explorada.
Obrigada, e sempre que puder dê uma passadinha aqui.