quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quarenta dias no deserto: ar seco e queimadas.

Link da foto.
Há quarenta dias não chove no estado de São Paulo e nas outras regiões não é diferente.
Que o planeta Terra está pedindo socorro, todos sabem.
Desde o mês de junho  presenciam-se queimadas em várias cidades do Estado.
A Lei Ambiental expressamente proibe queimadas de qualquer material ao ar livre, mas é visível em centros urbanos, o desrespeito com o Meio Ambiente e com os direitos do cidadão de ir e vir.
A prática das queimadas urbanas causam diversos problemas para a sociedade, afetando na qualidade do ar e prejudicando a saúde com a grande quantidade de fumaça e cinzas causando sérios problemas respiratórios e aumentando a demanda em hospitais à procura de tratamento de nebulização contra a insuficiência respiratória.
Veja os cuidados para os dias de ar seco:
1-Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.

2-Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.

3-Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial

4-Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.

5-Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.

6-Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.

7-Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.

Fontes: Evandro Sergio Spalter, pediatra, Roberto Baldacci, professor de Pediatria da USP, e Celso Oliveira, meteorologista e portal R7.

4 comentários:

Beth Muniz disse...

Lia,
Visitei o seu blog.
Gostei e estou te seguindo.
Um abeijo e até a volta.

Gy Camargo disse...

Até Beth, boas e umidecidas férias!
Bjks,
Gy

meus instantes e momentos disse...

conhecendo teu blog.
Volto com certeza.
Maurizio

Gy Camargo disse...

Bem-vindo Maurizio.
Volte sempre e também darei uma voltinha para acompanhar o seu sempre que puder.
Obrigada.