quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Educando a Geração Z: ferramentas digitais para o ensino infantil.


Especialistas chamam de Geração Z todos aqueles que nasceram sob o advento da internet e crescem com videogames super modernos, computadores cada vez mais velozes e avanços tecnológicos inimagináveis há 25 anos. 
Atualização é a palavra que deve guiar os professores de educação infantil, para atender a necessidade de seus alunos, que são da geração z, com ferramentas educativas tecnológicas.
Existem softwares educativos de código livre (ou aberto) e comerciais. 
Ambos são úteis e necessários.
A diferença maior entre os dois está na dificuldade das escolas públicas em adquirir os softwares comerciais, enquanto os livres são de fácil acesso.
Nos softwares educativos, os professores podem trabalhar todo tipo de conteúdo: da produção de texto às artes gráficas, matemática, história, ciências, línguas e outros.
Para isso os professores precisarão ter:
- Conhecimento e habilidade no uso das ferramentas de TIC;
- Elaborar um planejamento metodológico e avaliação dos objetivos atingidos;
- Conduzir e orientar a forma como as crianças utilizam as ferramentas;
- Desenvolver um trabalho divertido, interessante e atraente, como o ensino da educação infantil requer.
Para desenvolver atividades, no ambiente digital, existem programas e ferramentas muito úteis como Word, Power Point, Paint Brush, gravadores de imagem e gravadores de som, que apresentam diversas possibilidades, conforme a criatividade do professor e o conteúdo.
Recomendo o “E-learning for kids”, no endereço:  http://www.e-learningforkids.org
Essa ferramenta pode ser usada por professores que lecionam desde a educação infantil até o final do ensino fundamental.
O site está en cinco idiomas:inglês, holandês, espanhol, francês e português e ensina, com seus jogos, matemática, artes, ciências, inglês e meio ambiente para crianças de 3 a 12 anos.
As atividades são dirigidas pelos
narradores dos jogos educativos, o que possibilita supervisionar um número maior de crianças e, se houverem poucos computadores, o compartilhamento da máquina. Um bom exemplo é o jogo “Brincando com Plantas e Animais”: http://www.e-learningforkids.org/Courses/PT/S0501/lev.htm.
As crianças também podem desenvolver suas potencialidades nas TIC usando a ferramenta em casa.
É um software que pode ser acessado, quando há conexão com a internet ou pedido, se não houver acesso à Internet, através de um link de download para acesso local / offline. 
Basta que o usuário, a escola, a ONG, ou a empresa interessada assine o formulário, que define os termos de uso, na própria página, ou e envie um e-mail para info@e-learningforkids.org , para que possa processar o pedido e receber gratuitamente.
A Fundação só pede uma doação. O usuário doa e a criança aprende.  

Referências:
CIRIACO, Douglas. O que é a Geração Z. Disponível em: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/2391-o-que-e-a-geracao-z-.htm. Acesso em: 10 dez. 2010.

* Meu trabalho final de Entornos TIC en Salas de Infantil - 3ª Edición.
Gracias a Alejandra Pochintesta   excelente profesora (tutora) en la educación a distancia por lo aliento y por la manera en que dirigió el curso y aclaró mis dudas . También doy las gracias  a los compañeros, que compartieron los conocimientos con generosidad.

2 comentários:

♥ κєκєl ♥ disse...

Olá amiga

Passando para desejar um Feliz Natal e dizer que tem selinho para seu blog lá no kantinho da Kekel.

Vc o encontra no endereço abaixo:

http://kantinhodakekel.blogspot.com/2010/12/selinho-kantinho-magiko.html

Beijooooooooooooooo

Gy Camargo disse...

Feliz Natal Kekel!
Obrigada pelo presente, vou lá pegar.
No ano que vem estaremos aqui novamente: trocando, aprendendo e somando.
Bjkssssss mil!
Gy